Home / Display / UPA de Herval realiza 1º parto de sua história

UPA de Herval realiza 1º parto de sua história

Foto: Recepção UPA antes da reforma

Em meio a toda a crise sanitária do mundo, que já ceifou a vida de muitas pessoas, tantas histórias interrompidas, uma “Nova História” iniciou. Já passava da meia-noite de domingo (02), quando um atendimento atípico ocorreu na Unidade de Pronto Atendimento de Herval d’Oeste- UPA 24 Horas. Uma gestante de Joaçaba deu entrada queixando-se de fortes dores abdominais (contrações). Logo após ser encaminhada ao leito, e para surpresa de toda equipe, notou-se que ela estava em trabalho de parto, em fase de coroamento, onde o bebê encontrava-se no fim do canal e já era possível visualizá-lo. 

Após o esforço natural da mãe, a criança saiu por completo com nota de APGAR alta e peso de 2,900 kg e logo foi colocada junto à mãe para estimular a descida do leite materno. Posteriormente foi solicitado suporte ao SAMU para transferência da puérpera e do lactente para o hospital de referência (HUST), para nova avaliação e conduta do obstetra de plantão.

A Direção Técnica da UPA reforça que gestantes com contrações fortes, sangramento e perda do tampão devem procurar o Hospital Universitário Santa Terezinha de imediato já que pode ser um trabalho de parto e lá a instituição possui profissional Obstetra para parto natural ou cesárea de emergência.

Foi o primeiro parto realizado em quase 6 anos de funcionamento da UPA e, apesar de nunca ter ocorrido, a equipe estava preparada para essa situação atípica, desempenhando suas atribuições com êxito. Parabéns à equipe.

Veja agora

Caso dos respiradores: MP conclui que não houve participação do governador

O Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC) concluiu que não houve participação do …