Home / Display / IFC Campus Luzerna esta produzindo álcool em gel 70%

IFC Campus Luzerna esta produzindo álcool em gel 70%

Diante da necessidade do uso de álcool em gel 70% como prevenção ao coronavírus Covid-19 e da escassez do produto nos estabelecimentos em Luzerna, no Vale do Contestado, em Santa Catarina, os servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna tomaram a iniciativa de produzir o álcool em gel no laboratório da instituição.

IFC Campus Luzerna esta produzindo álcool em gel 70%

Eduardo Butzen, diretor-geral do IFC Luzerna, explica que inicialmente a produção era para atender a própria instituição com a oferta do álcool em gel em todos setores do campus. “Assim que recebemos a orientação para disponibilizar o álcool em gel 70% na instituição, procuramos pelo produto na cidade, mas não encontramos a quantidade necessária. Por isso, resolvemos comprar uma quantidade de álcool (96º) líquido, com recursos do campus, e fazer a manipulação no nosso laboratório, com a utilização de reagentes que já possuíamos. Porém, com a suspensão das nossas atividades acadêmicas e administrativas, a produção será destinada para os servidores que tiverem interesse em trocar um litro de álcool comum por um litro de álcool em gel 70%. Com a arrecadação de mais álcool comum, pretendemos continuar a produção e distribuir para estudantes, para Prefeitura Municipal ou hospitais, se for possível uma parceria, mediante autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa”, declara Butzen.

Responsável pela manipulação dos reagentes e professor de Química no IFC Luzerna, Rômulo Couto Alves conta que em 2017 foi iniciada uma prática experimental voltada para a produção de álcool em gel no Instituto durante as aulas da disciplina Química Tecnológica Experimental, ofertada no curso de Automação Industrial e de Mecânica, nas modalidades de graduação e integrado ao ensino médio. “Objetivo era transformar a disciplina cada vez mais tecnológica, mostrar na prática e não apenas na teoria. Incorporar a fabricação do álcool em gel foi possível também pelo apoio da técnica de laboratório Karine Schuck, que teve experiência anterior na produção em uma farmácia de manipulação”, revela.

álcool em gel 70%

Devido à iniciativa de fabricar o produto para auxiliar a população nas ações preventivas de combate ao Covid-19, o professor está aprimorando a técnica. “Nosso laboratório não é equipado para produção em grande escala. Assim, o tempo de produção é relativo, pois depende da diluição do álcool, dos equipamentos e produtos utilizados, entre outras variáveis. Mas, com os recursos e equipamentos disponíveis, acreditamos que poderemos chegar a uma produção média de 40 litros ao dia, sendo esta uma quantidade possível de produção e armazenamento com segurança no campus”, conta o professor.

Segurança no processo é uma preocupação da instituição. “Todo o processo é feito com cuidado em um ambiente preparado, com os equipamentos próprios para confirmar a diluição em 70%, que garante a eficácia bactericida necessária. Portanto, a manipulação destes produtos não deve ser feita em casa por quem não tem conhecimento sobre o processo químico”, alerta o diretor-geral do IFC Luzerna.

Quem quiser auxiliar na produção, pode levar o álcool 96º até o IFC de Luzerna.

Confira aqui um vídeo curto sobre a produção do álcool em gel 70%.

Fonte: Assessoria Comunicação IFC/Luzerna

Veja agora

Bombeiro Voluntário ajuda a salvar criança que se engasgou com leite materno

Por telefone, um bombeiro voluntário de Concórdia ajudou a salvar uma criança de 27 dias …