Home / Display / Cidade de SC tem apenas um candidato a prefeito registrado

Cidade de SC tem apenas um candidato a prefeito registrado

Foto: Divulgação/internet

Santa Catarina bateu recorde de candidaturas para as eleições municipais de 2020, mas se em algumas cidades as opções dos eleitores são muitas, em outras o leque será mais econômico. Em Barra Bonita, pequena cidade de 1,6 mil habitantes no Extremo Oeste catarinense, apenas um candidato a prefeito se registrou para concorrer ao pleito. Para a Câmara de Vereadores da cidade, apenas 18 nomes vão disputar as nove vagas disponíveis.

A situação é única no Estado nas eleições 2020, segundo os dados consolidados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base nos registros feitos até o fim do prazo, no sábado (26).

A chapa “Unidos por Barra Bonita”, composta pelo candidato Agnaldo Deresz (MDB) e o vice Roberto Francisco Giongo (PSDB), foi a única registrada para a prefeitura da cidade. O atual prefeito, Moacir Piroca (PSD), eleito em 2016, não vai tentar a reeleição, mas apoia a candidatura única.

A coligação une, além do MDB e do PSDB, o PP e o PT. Os quatro partidos são os únicos presentes no pleito municipal, e juntos apresentaram os 18 candidatos à Câmara de Vereadores de Barra Bonita. São nove cadeiras disponíveis no Legislativo, número mínimo conforme a população do município.

Pela legislação eleitoral, o candidato único precisa ter 50% dos votos válidos mais um para ser considerado eleito. Como votos brancos e nulos não contam como válidos, na prática o candidato precisa de um só voto para se eleger, que pode ser o dele mesmo.

Em Lacerdópolis, também no Oeste, somente dois candidatos vão polarizar a disputa pela prefeitura da cidade de 2,2 mil habitantes, e 16 vão tentar uma das nove vagas de vereador – menor número registrado em Santa Catarina para o pleito deste ano.

Menor município catarinense, Santiago do Sul, também no Oeste, é outro que terá apenas dois candidatos polarizando a disputa. São 1,2 habitantes na cidade segundo o IBGE, mas curiosamente o número de eleitores cadastrados no TRE é maior: 1,4 mil.

Já na cidade com o menor número de eleitores em Santa Catarina – apenas 1397 -, a disputa tem mais opções. Em Lajeado Grande, no Oeste, três candidatos vão disputar a prefeitura, enquanto 26 concorrem à Câmara de Vereadores. 

Fonte: NSC

Veja agora

Sepulturas são violadas em cemitério no interior de Luzerna

Nesta segunda-feira, 19, a Polícia Civil de Luzerna foi comunicada que sepulturas do cemitério de …